Grande variedade de peças para reparação de ar condicionado

Contacte-nos Já!


DEIXE AQUI O SEU CONTACTO! NÓS LIGAMOS PARA SI.




No calor forte, o ar-condicionado é quase sempre a única saída para refrescar o tempo quente. Mas a situação preocupa quando o assunto é a limpeza desses aparelhos. Escondendo verdadeiras fontes de contaminação, os equipamentos podem desencadear diversas doenças respiratórias, se não forem limpos corretamente e com frequência.

De acordo com infectologistas, o acúmulo de sujeira no aparelho pode desencadear infecção pulmonar e problemas alérgicos, como rinite, asma e sinusite.

Segundo o cardiologista e clínico-geral Evandro Ferrari, a falta de manutenção dos aparelhos, dissemina no ambiente partículas que podem desencadear transtornos respiratórios. “O ambiente do ar-condicionado é propício para o aparecimento de fungos, ácaros e alérgenos, como pó e poeira”, explica.

Estão ainda mais vulneráveis a desenvolver infecções respiratórias os idosos, bebês, pessoas imuno comprometidas, os alérgicos, os asmáticos, os que têm bronquite e efizema, além dos portadores de imuno deficiência adquirida, como HIV, e até mesmo pessoas com câncer, explicou o médico.

“Nesses ambientes , além de gripes e resfriados, as pessoas podem desenvolver crises de asma, bronquite e até mesmo infecções respiratórias, como pneumonia”.

Ferrari lembra ainda que nestes aparelhos sujos podem ocorrer a cultura de microorganismos, as bactérias, onde a situação pode ser ainda mais crítica.

Pessoas que diariamente estão em locais onde não há manutenção dos sistemas de ar ou ventilação podem desenvolver doenças respiratórias, segundo a médica infectologista e coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Universitário de Campo Grande, Andyane Tetila.

“Muitas das doenças são alergias denominadas de "síndrome do edifício doente", designado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) na década de 80”, explica ela se referindo a locais há grande concentração de pessoas com problemas respiratórios.

Problemas Ar Condicionado

O SISTEMA DE AR CONDICIONADO NÃO AQUECE NEM ARREFECE A DIVISÃO DA CASA ONDE ESTÁ INSTALADO

Verifique o seguinte:

  • Certifique-se de que os filtros de ar não estão sujos;
  • Certifique-se de que as entradas e saídas de ar das unidades interiores e exteriores não estão obstruídas por algum objecto;
  • Certifique-se de que as regulaçães de temperatura no controlo remoto são as adequadas;
  • Certifique-se de que todas as portas e janelas estão fechadas;
  • Certifique-se de que as regulações do fluxo e direcção do ar são os adequados;
  • Certifique-se de que as ventoinhas da divisão não estão a funcionar.

A UNIDADE DE AR CONDICIONADO NÃO DEITAR AR IMEDIATAMENTE NO MODO DE AQUECIMENTO

A unidade de ar condicionado procede a uma operação de "aquecimento" ao ser ligada, de modo a não expelir ar frio durante o modo de aquecimento. A ventoinha começa a funcionar 1 a 4 minutos após a unidade ser ligada (A operação de "aquecimento" torna-se mais demorada quando a temperatura do ar exterior é mais baixa).

A UNIDADE DE AR CONDICIONADO PRODUZ UM SOM SEMELHANTE AO SOM DE ÁGUA A CORRER

O som de água a correr é produzido pelo refrigerante que flui dentro das unidades de ar condicionado. Este som ouve-se mais frequentemente quando é activado o modo de descongelamento, no modo de aquecimento.

A UNIDADE DE AR CONDICIONADO PRODUZ UM SOM SEMELHANTE AO SOM DE LIBERTAÇÃO DE AR

O som de libertação de ar é provocado pela mudança de direcção do fluxo do refrigerante. Este som é produzido quando a unidade de ar condicionado deixa de funcionar ou quando é activado o modo de descongelamento, no modo de aquecimento.

A UNIDADE DE AR CONDICIONADO PRODUZ SONS SEMELHANTES A ESTALIDOS?

As peças plásticas, tais como o painel frontal, produzem por vezes estalidos quando se expandem ligeiramente devido à mudança de temperatura.

A UNIDADE EXTERIOR DESPEJA ÁGUA OU VAPOR

A função de descongelamento activada no modo de aquecimento remove o gelo, que se transforma em água ou vapor. Uma pequena quantidade de água pode ainda ser expelida no modo de aquecimento.

A BOMBA DE ESGOTO CONTINUA A FUNCIONAR APÓS O MODO DE ARREFECIMENTO TER SIDO DESLIGADO

Quando a unidade de ar condicionado é desligada, a bomba de esgoto continua a funcionar por alguns minutos de modo a eliminar a condensação que se forma na bomba de esgoto.

O SISTEMA DE AR CONDICIONADO DEIXA DE FUNCIONAR (A LÂMPADA DE FUNCIONAMENTO PISCA)

Certifique-se de que os filtros de ar estão limpos. Verifique ainda se as entradas e saídas de ar das unidades interiores e exteriores não estão obstruídas.

A UNIDADE INTERIOR PROVOCA UMA NEBLINA

Um escape de ar durante uma operação de arrefecimento reduz a temperatura do ar duma divisão e por vezes gera uma ligeira neblina.